sábado, 14 de março de 2009

Sporting 2-0 Rio Ave

O Sporting venceu o Rio Ave por 2-0 e subiu ao 2º lugar da Liga Sagres, aproveitando desta forma o deslize do Benfica. João Moutinho marcou no primeiro remate da sua equipa, aos 22 minutos, enquanto Rochemback fechou as contas da partida perto do final da primeira parte. Depois da goleada sofrida ante o Bayern, e antes da final da Taça da Liga, o Sporting pode ter ganho uma importante motivação.

A equipa de Paulo Bento entrou algo nervosa na partida, algo nada anormal face aos acontecimentos dos últimos dias, e os primeiros minutos da partida foram de um futebol lento e com pouco perigo para ambos os guarda-redes. Aos 22 minutos, o Sporting marca naquele que foi o primeiro remate do jogo, com o capitão João Moutinho a rematar de pé esquerdo após uma boa solicitação de Derlei. À entrada da área, Moutinho inaugurou o marcador e deu a tão desejada confiança e tranquilidade à sua equipa, que a partir desse momento assumiu por completo o domínio do jogo.

O Rio Ave ainda teve uma situação de golo com Fábio Coentrão a não conseguir dominar a bola em posição frontal à baliza de Rui Patrício, mas apenas conseguiu criar situações de aflição através de Yazalde, um dos melhores da turma de Carlos Brito. O Sporting, com Liedson e Derlei muito irrequietos na frente de ataque, foi abrindo brechas na defesa vila-condense, e as jogadas de perigo foram sucedendo. Aos 45 minutos Bruno Mendes foi expulso por acumulação de amarelos, depois de cortar com o braço uma jogada perigosa de Derlei e na marcação do respectivo livre Rochemback fez o 2-0, que arrumava por completo as já ténues aspirações dos visitantes.

Paulo Bento chegava ao intervalo com o trabalho no balneário facilitado, já que com dois golos de vantagem e um homem a mais, a equipa poderia tranquilamente gerir a segunda parte e voltar a reconciliar-se com o público presente em Alvalade.

Apesar de nunca ter estado em causa a vitória do Sporting, a verdade é que na segunda parte os leões não tiveram a superioridade esperada, com o Rio Ave a ter algumas boas iniciativas de ataque, quase sempre por Fábio Coentrão. As melhores oportunidades pertenceram à equipa da casa, mas o Rio Ave nunca sofreu uma pressão sufocante e teve muito bem ao nível defensivo na etapa complementar.

O encontro foi arrantando-se até ao apito final de Elmano Santos, numa toada lenta que apenas por momentos era interrompida com alguns rápidos ataque do Sporting, com o resultado a servir na perfeição os objectivos leoninos. O Sporting sobe desta forma ao segundo lugar da Liga Sagres, com um ponto de vantagem sobre o Benfica e coloca-se provisoriamente a apenas 1 ponto do líder FC Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário